Com a finalidade de fortalecer a prevenção e o controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançará, nesta terça-feira (29), a Caderneta de Saúde da Pessoa com Doenças Crônicas, o Manual do Agente Comunitário de Saúde e o Protocolo de Atenção à Saúde: Manejo da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA).
Durante o encontro, a SES reunirá profissionais da Atenção Primária dos 217 municípios do Estado, e visa aprimorar o conhecimento técnico e prático dos profissionais sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da hipertensão e do diabetes, bem como fortalecer a troca de experiências e boas práticas em cuidados.
Segundo dados do Sistema da Atenção Básica, atualmente, o Maranhão possui 1.290.604 pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e 542.950 pessoas com Diabetes Mellitus (DM) cadastradas.
Instrumentos
A Caderneta de Saúde da Pessoa com Doenças Crônicas, o Manual do Agente Comunitário de Saúde e o Protocolo de Atenção à Saúde: Manejo da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus serão lançados do durante o evento.
A caderneta tem como objetivo auxiliar o acompanhamento contínuo e o controle das condições de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, possibilitando o autocuidado e o compartilhamento do cuidado entre os profissionais e os serviços de saúde do Estado.
O manual fornece orientações sobre essas doenças, o tratamento e cuidados para que o ACS possa desempenhar um papel fundamental na prevenção e controle da hipertensão e do diabetes nos territórios que atuam.
O Protocolo de Atenção à Saúde: Manejo da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, por sua vez, tem como objetivo, orientar aos profissionais de saúde quanto a ações, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com hipertensão e diabetes, focando na prevenção e controle dessas doenças e suas complicações.
Serviço
O quê:Governo lançará cartilhas e protocolo para reforçar o cuidado de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus.
Quando:Nesta terça-feira (29), às 8h30.
Onde:Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, Av. Jerônimo de Albuquerque, nº 401, São Luís-MA.