A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove, nesta segunda-feira (28), o “Seminário de Qualificação da Ações do Programa Saúde na Escola: Perspectivas e avanços para 2025 e 2026", no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA).
O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral, além de proporcionar a participação da comunidade escolar em programas e projetos que articulem saúde, educação e em outras redes sociais para o enfrentamento das vulnerabilidades que podem comprometem o desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos estudantes brasileiros.
Avanços em números
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. Segundo os dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), o aumento na adesão foi registrado no recorte de ciclos, que compreendem os biênios de 2023-2024 e 2025-2026.
No recorte do ciclo de 2023-2024, haviam 8.431 escolas inscritas no Maranhão, com 1.426.986 crianças e adolescentes participantes. Para 2025-2026, segundo o sistema, esse quantitativo saltou para 9.642 escolas e 1.625.810 alunos. Ou seja, 100% de adesão dos municípios maranhenses.
Programação
Coordenado pela Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, o seminário reúne temas, como: o Programa Saúde na Escola Maranhense; Adolescências e o impacto do uso de telas na promoção da saúde com foco nos impactos do tempo de tela no desenvolvimento infantil e juvenil; Estratégias de mitigação para redução dos efeitos negativos das redes sociais na saúde mental e ações de educação digital voltadas para promoção da saúde no ambiente escolar; Experiências exitosas e projetos do Programa Saúde na Escola no Maranhão, com relato de boas práticas dos municípios de Grajaú, Viana e Codó; Respeito às diversidades e atenção à saúde no contexto escolar; O papel do PSE na promoção da equidade e inclusão escolar; Estratégias para o atendimento em contextos indígena, quilombola e rural; Modelos de parceria para otimizar a atenção à saúde nos territórios, além de temáticas prioritárias do programa.
SERVIÇO
O quê:Governo promove seminário e dialoga sobre perspectivas e avanços do Programa Saúde na Escola.
Quando:Nesta segunda-feira (28), às 8h30.
Onde:Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA).